Hipnoterapia

HIPNOSE CLÍNICA

A Hipnose é utilizada como instrumento coadjuvante na psicoterapia.

A Hipnose é utilizada como instrumento coadjuvante na psicoterapia, consistindo num conjunto de técnicas que utiliza o estado hipnótico, responsável por permitir mudanças na percepção e memória e um aumento da resposta à sugestão e do potencial para controlar funções autonômicas do paciente. O processo é diretivo, utilizando relaxamento, concentração e foco atencional para alcançar um estado de consciência (transe).

É considerada como um auxiliar psicoterápico importante, devido ao estado hipnótico permitir às pessoas explorarem pensamentos, sentimentos e memórias que poderiam estar fora do alcance de sua consciência.

A Hipnose é utilizada na interface com a terapia cognitivo-comportamental, de maneira estruturada e terapeuticamente planejada, utilizando-se principalmente do relaxamento, sugestão, repetição de estímulos, manejo de imagens mentais, intensa ativação emocional, interatividade verbal entre terapeuta e paciente, e ressignificação de memórias.

É uma técnica regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia:
RESOLUÇÃO CFP Nº 013/00 de 20 de Dezembro de 2000 – Aprova e regulamenta o uso da Hipnose como recurso auxiliar do trabalho do Psicólogo.