Transtorno Bipolar

A bipolaridade é uma doença séria e todos os portadores necessitam de acompanhamento.

A psicoterapia cognitivo-comportamental visa auxiliar o paciente e familiares no reconhecimento e manejo dos sintomas, adesão à medicação, familiaridade com os fatores desencadeantes dos episódios e comportamentos adaptativos para o controle do transtorno.

O transtorno bipolar é de natureza biológica, mas causa sintomas físicos e psicológicos.

Os sintomas físicos incluem prejuízos no sono, na energia, no apetite e na concentração.

Os sintomas psicológicos incluem mudanças no pensamento, nos sentimentos e na tomada de decisões.

É um transtorno que pode causar episódios de depressão e de mania (euforia, humor expansivo elevado persistente) e sintomatologia diferentes conforme cada pessoa, podendo os sintomas da depressão e da mania coexistirem ao mesmo tempo, originando um episódio misto.

São necessários medicamentos para controlar os sintomas do transtorno bipolar e a psicoterapia em conjunto com os fármacos é mais eficaz que cada tratamento isolado.

A bipolaridade é uma doença séria e todos os portadores necessitam de acompanhamento. A psicoterapia cognitivo-comportamental visa auxiliar o paciente e familiares no reconhecimento e manejo dos sintomas, adesão à medicação, familiaridade com os fatores desencadeantes dos episódios e comportamentos adaptativos para o controle do transtorno.