Psicóloga em Porto Alegre/RS

QUANDO A MENTE NÃO SUPORTA ELA LARGA NO SOMA

Considerável procura por atendimento no consultório tem sido por pacientes com adoecimento físico. Mas como explicar pessoas que sofrem de problemas orgânicos estarem procurando por psicólogo e, na sua maioria, por indicação médica?

Com o propósito de romper a evolução do problema, o tratamento adequado para a doença psicossomática é o COMBINADO: médico-psicoterápico.

Mas afinal o que é Psicossomática? Na doença psicossomática o corpo apresenta danos físicos e alterações clínicas detectáveis por exames laboratoriais – é uma doença orgânica, mas de causa psicológica. Em situações de forte sofrimento psíquico o corpo reage “fazendo a doença” para informar que algo não está bem. A mente e o corpo formam um sistema unificado e os mecanismos inconscientes são muitos presentes nesta ligação.

Os acometimentos mais comuns são na pele: alergias, irritações, coceiras; no aparelho digestivo (estômago, intestinos e distúrbios biliares);no aparelho respiratório (asma brônquica); no sistema imunológicon; enxaquecas e obesidade.

Suleima Biacchi Penz – Psicóloga CRP 07/14771

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Abrir Chat!
Marque sua consulta!